quarta-feira, 25 de novembro de 2015

ATIVIDADES COM MÚSICAS PARA TRABALHAR EM SALA DE AULA

benefícios:

Sugestão 01: GRAMÁTICA E MÚSICA
OBJETIVO:
                Levar  o aluno a refletir e identificar conteúdos de gramática no contexto de uma música

METODOLOGIA:
¢   Entregar cópias da música aos alunos;
¢  Colocar o áudio da música;
¢  Identificar na música, junto com os alunos, os conceitos gramaticais estudados.

CEARÁ, TERRA DA LUZ - FAGNER 
       Imagina um lugar lindo todo colorido
                               Pintado na bela tela pelo criador
                               Imagina o meu lugar dos sonhos, o meu paraíso
                               As cores da felicidade sorrindo pra você
                               Imagina meu porto seguro, minha alegria
                               Eu agradeço todo dia, eu tenho amor e paz
                               Daqui o mundo é tão bonito, pode ter certeza
                               Tanta beleza, não troco por nada
                               Eu sou feliz demais

FAMÍLIA – TITÃS
Família, família
Papai, mamãe, titia,
Família, família
Almoça junto todo dia,
Nunca perde essa mania
Mas quando a filha quer fugir de casa
Precisa descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe, não dão nenhum tostão
Família êh!
Família áh!


Sugestão 02: REFLEXÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL SOBRE MEIO AMBIENTE
OBJETIVOS:
¢  Levar os alunos a refletirem sobre a preservação do Meio Ambiente;
¢  Estimulá-los  a criarem um Painel Ecológico.

METODOLOGIA:
¢  Entregar cópias da música aos alunos ou colocar em slides;
¢  Colocar o áudio da música;
¢  Refletir sobre a letra da música através de alguns questionamentos;
¢  Conduzi-los na produção do Painel Ecológico.

PARTE 1:
XOTE ECOLÓGICO – AGUINALDO BATISTA E LUIZ GONZAGA

Não posso respirar
Não posso mais nadar
A terra está morrendo
Não dá mais pra plantar
Se plantar não nasce
Se nascer não dá
Até pinga da boa
É difícil de encontrar
Cadê a flor que estava aqui
Poluição comeu
O peixe que é do mar
Poluição comeu
O verde onde é que está
Poluição comeu
Nem o Chico Mendes Sobreviveu

PARTE 2: REFLEXÕES:
  1. O que é meio ambiente?
  2. Qual o significado de ecologia?
  3. Cite alguns problemas que as bebidas alcoólicas (pinga) podem apresentar em seus consumidores.
  4. Complete a tabela:
Problemas
Agentes Responsáveis
Não posso respirar

Não posso mais andar

O verde onde é que está?

Nem o Chico Mendes sobreviveu


PARTE 3: PAINEL ECOLÓGICO
                Criar frases com dicas ou conselhos e colar desenhos ou gravuras  sobre conscientização da preservação do Meio Ambiente.

AVALIAÇÃO:
                O professor deverá verificar se os alunos entenderam o que é preservação do Meio Ambiente e sua importância através dos textos e painel produzidos .


Sugestão 03: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA E CULTURA NORDESTINA
OBJETIVO:
                Fazer com que os alunos reflitam sobre a letra da música, discutindo desde seus aspectos culturais até o tipo de linguagem utilizada.

METODOLOGIA:
¢                 Adoção das músicas de Patativa do Assaré para analise de conteúdos voltados à reflexão sobre variedade lingüística e sua importância.

VACA ESTRELA, BOI FUBÁ

Seu doutor me dê licença pra minha história contar.
Hoje eu tô na terra estranha, é bem triste o meu penar
Mas já fui muito feliz vivendo no meu lugar.
Eu tinha cavalo bom e gostava de campear.
E todo dia aboiava na porteira do curral.
Ê ê ê ê la a a a a ê ê ê ê Vaca Estrela,
ô ô ô ô Boi Fubá.
Eu sou filho do Nordeste , não nego meu naturá
Mas uma seca medonha me tangeu de lá pra cá
Lá eu tinha o meu gadinho, num é bom nem imaginar, 
Minha linda Vaca Estrela e o meu belo Boi Fubá
Quando era de tardezinha eu começava a aboiar
Ê ê ê ê la a a a a ê ê ê ê Vaca Estrela,
ô ô ô ô Boi Fubá.

PARTE 1: Pedir aos alunos que identifiquem expressões da utilização de linguagem coloquial presente na música, destacando assim a importância da variação linguística.

PARTE 2: Levantar questionamentos do que de parecido a situação citada na música tem com os dias atuais e com o cotidiano dos alunos. Poderá também ser abordada a questão da importância e da vivência do agricultor.

PARTE 3: Conduzir os alunos, individualmente ou em grupo, na elaboração de um DICIONÁRIO NORDESTINO.


Sugestão 04: TRABALHAR COM VERBOS
OBJETIVO:
                 Identificar os verbos na música.
                Produzir um texto em que os verbos sejam usados para descrever ações cotidianas.

METODOLOGIA:
                Adoção da música TODOS OS VERBOS – ZÉLIA DUCAN para analise de conteúdos voltados a identificação de verbos.

TODOS OS VERBOS – ZÉLIA DUCAN
Errar é útil,  Sofrer é chato
Chorar é triste, Sorrir é rápido
Não ver é fácil, Trair é tátil
Olhar é móvel, Falar é mágico
Calar é tático, Desfazer é árduo
Esperar é sábio, Refazer é ótimo
Amar é profundo,
 E nele sempre cabem de vez
Todos os verbos do mundo,
E nele sempre cabem de vez

ATIVIDADE 1:
I – Destacar todos os presentes na música:

TODOS OS VERBOS – ZÉLIA DUCAN
Errar é útil,  Sofrer é chato
Chorar é triste, Sorrir é rápido
Não ver é fácil, Trair é tátil
Olhar é móvel, Falar é mágico
Calar é tático, Desfazer é árduo
Esperar é sábio, Refazer é ótimo
Amar é profundo,
 E nele sempre cabem de vez
Todos os verbos do mundo,
E nele sempre cabem de vez

ATIVIDADE 2:
                O professor propõe aos alunos que, seguindo o modelo da música, escrevam um texto, usando somente verbos para descrever suas ações cotidianas.

AVALIAÇÃO:
                O professor verificará se os alunos reconheceram os verbos na canção e os empregaram corretamente na produção textual.


2 comentários: