benefícios:
Sugestão
01: GRAMÁTICA E MÚSICA
OBJETIVO:
Levar o aluno a refletir e identificar conteúdos de
gramática no contexto de uma música
METODOLOGIA:
¢ Entregar cópias da música aos alunos;
¢ Colocar
o áudio da música;
¢ Identificar
na música, junto com os alunos, os conceitos gramaticais estudados.
CEARÁ, TERRA DA LUZ - FAGNER
Imagina um lugar
lindo todo colorido
Pintado na bela
tela pelo criador
Imagina o meu
lugar dos sonhos, o meu paraíso
As cores da
felicidade sorrindo pra você
Imagina meu porto
seguro, minha alegria
Eu agradeço todo
dia, eu tenho amor e paz
Daqui o mundo é
tão bonito, pode ter certeza
Tanta beleza, não
troco por nada
Eu sou feliz
demais
FAMÍLIA – TITÃS
Família, família
Papai, mamãe, titia,
Família, família
Almoça junto todo dia,
Nunca perde essa mania
Mas quando a filha quer fugir de casa
Precisa descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe, não dão nenhum tostão
Família êh!
Família áh!
Papai, mamãe, titia,
Família, família
Almoça junto todo dia,
Nunca perde essa mania
Mas quando a filha quer fugir de casa
Precisa descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe, não dão nenhum tostão
Família êh!
Família áh!
Sugestão 02:
REFLEXÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL SOBRE MEIO AMBIENTE
OBJETIVOS:
¢ Levar
os alunos a refletirem sobre a preservação do Meio Ambiente;
¢ Estimulá-los a criarem um Painel Ecológico.
METODOLOGIA:
¢ Entregar
cópias da música aos alunos ou colocar em slides;
¢ Colocar
o áudio da música;
¢ Refletir
sobre a letra da música através de alguns questionamentos;
¢ Conduzi-los
na produção do Painel Ecológico.
PARTE 1:
XOTE ECOLÓGICO – AGUINALDO BATISTA E LUIZ GONZAGA
Não posso respirar
Não posso mais nadar
A terra está morrendo
Não dá mais pra plantar
Se plantar não nasce
Se nascer não dá
Até pinga da boa
É difícil de encontrar
Cadê a flor que estava aqui
Poluição comeu
O peixe que é do mar
Poluição comeu
O verde onde é que está
Poluição comeu
Nem o Chico Mendes Sobreviveu
Não posso respirar
Não posso mais nadar
A terra está morrendo
Não dá mais pra plantar
Se plantar não nasce
Se nascer não dá
Até pinga da boa
É difícil de encontrar
Cadê a flor que estava aqui
Poluição comeu
O peixe que é do mar
Poluição comeu
O verde onde é que está
Poluição comeu
Nem o Chico Mendes Sobreviveu
PARTE 2: REFLEXÕES:
- O que é meio ambiente?
- Qual o significado de ecologia?
- Cite alguns problemas que as bebidas alcoólicas (pinga) podem apresentar em seus consumidores.
- Complete a tabela:
Problemas
|
Agentes Responsáveis
|
Não posso respirar
|
|
Não posso mais andar
|
|
O verde onde é que está?
|
|
Nem o Chico Mendes sobreviveu
|
|
PARTE 3: PAINEL ECOLÓGICO
Criar
frases com dicas ou conselhos e colar desenhos ou gravuras sobre conscientização da preservação do Meio
Ambiente.
AVALIAÇÃO:
O
professor deverá verificar se os alunos entenderam o que é preservação do Meio
Ambiente e sua importância através dos textos e painel produzidos .
Sugestão
03: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA E CULTURA NORDESTINA
OBJETIVO:
Fazer
com que os alunos reflitam sobre a letra da música, discutindo desde seus
aspectos culturais até o tipo de linguagem utilizada.
METODOLOGIA:
¢ Adoção das músicas de Patativa do
Assaré para analise de conteúdos voltados à reflexão sobre variedade
lingüística e sua importância.
VACA ESTRELA, BOI
FUBÁ
Seu doutor me dê
licença pra minha história contar.
Hoje eu tô na
terra estranha, é bem triste o meu penar
Mas já fui muito feliz
vivendo no meu lugar.
Eu tinha cavalo
bom e gostava de campear.
E todo dia aboiava
na porteira do curral.
Ê ê ê ê la a a a a
ê ê ê ê Vaca Estrela,
ô ô ô ô Boi Fubá.
Eu sou filho do
Nordeste , não nego meu naturá
Mas uma seca
medonha me tangeu de lá pra cá
Lá eu tinha o meu
gadinho, num é bom nem imaginar,
Minha linda Vaca
Estrela e o meu belo Boi Fubá
Quando era de
tardezinha eu começava a aboiar
Ê ê ê ê la a a a a ê ê ê ê Vaca
Estrela,
ô ô ô ô Boi Fubá.
PARTE 1: Pedir aos alunos que identifiquem expressões da
utilização de linguagem coloquial presente na música, destacando assim a
importância da variação linguística.
PARTE 2: Levantar questionamentos do que de parecido a
situação citada na música tem com os dias atuais e com o cotidiano dos alunos.
Poderá também ser abordada a questão da importância e da vivência do
agricultor.
PARTE 3: Conduzir os alunos, individualmente ou em grupo, na
elaboração de um DICIONÁRIO NORDESTINO.
Sugestão
04: TRABALHAR COM VERBOS
OBJETIVO:
Identificar os verbos na música.
Produzir
um texto em que os verbos sejam usados para descrever ações cotidianas.
METODOLOGIA:
Adoção da música TODOS OS VERBOS
– ZÉLIA DUCAN para analise de conteúdos voltados a identificação de verbos.
TODOS OS VERBOS – ZÉLIA DUCAN
Errar é
útil, Sofrer é chato
Chorar é
triste, Sorrir é rápido
Não ver é
fácil, Trair é tátil
Olhar é
móvel, Falar é mágico
Calar é
tático, Desfazer é árduo
Esperar é
sábio, Refazer é ótimo
Amar é
profundo,
E nele sempre cabem de vez
Todos os
verbos do mundo,
E nele
sempre cabem de vez
ATIVIDADE 1:
I – Destacar todos os presentes na música:
TODOS OS VERBOS – ZÉLIA DUCAN
Errar
é útil, Sofrer é chato
Chorar
é triste, Sorrir é rápido
Não ver
é fácil, Trair é tátil
Olhar
é móvel, Falar é mágico
Calar
é tático, Desfazer é árduo
Esperar
é sábio, Refazer é ótimo
Amar
é profundo,
E nele sempre cabem de vez
Todos os
verbos do mundo,
E nele
sempre cabem de vez
ATIVIDADE 2:
O professor propõe aos alunos
que, seguindo o modelo da música, escrevam um texto, usando somente verbos para
descrever suas ações cotidianas.
AVALIAÇÃO:
O professor verificará se os
alunos reconheceram os verbos na canção e os empregaram corretamente na
produção textual.
fascinante, adorei, valeu
ResponderExcluirAdorei tudo. Parabéns!
ResponderExcluir